hit counter

Home > O que fazer > Compras e Lazer > Artesanato

 
 
  Álbum Fotográfico
 

O Mel
 

A apicultura, a arte da domesticação e criação de abelhas para produção de mel, remonta a épocas longínquas. Na Grécia e em Roma já a cultura das abelhas era uma atividade a que eram dedicados os maiores cuidados. O tipo de mel difere consoante a planta donde é extraído o néctar e a espécie de abelhas que o produz. Para além da sua função de adoçante, este líquido viscoso extraído dos favos tem propriedades terapêuticas, dado às suas componentes digestivas, analgésicas, anti-inflamatórias, antimicrobianas e anticéticas.

O apicultor José António Matias, da freguesia de Paderne, produz mel de alfarrobeira, laranjeira e rosmaninho. Os seus produtos podem ser encontrados no mercado quinzenal de Albufeira, nas 1.ªs e 3.ªs terças-feiras de cada mês, no mercado mensal da Guia, na 3.ª sexta-feira de cada mês e no mercado mensal de Paderne, no 1.º sábado de cada mês. O mel do Sr. João de Brito Franco, outro produtor do concelho, é comercializado nas grandes superfícies do Algarve e do país.

Na Quinta do Mel, situada nas Açoteias, na freguesia dos Olhos d'Água, para além de outros produtos, é comercializado mel de laranjeira e rosmaninho e alguns dos seus derivados, como pólen e velas feitas com cera de abelha.

Contacto:
289 543 674 / quintadomel@quintadofreixo.org

 



Os Bordados e as Rendas


Ao longo dos tempos, o bordado ganhou um carácter decorativo, conferindo às pessoas que o usavam uma certa beleza e prestígio, colocando-as simultaneamente nos grupos sociais a que pertenciam. Nas aldeias portuguesas, desde muito cedo, que as raparigas aprendiam a bordar para preparar o enxoval. Este era constituído por um conjunto de peças compostas por panos de linho bordados com as técnicas que as mães transmitiam às filhas e que passavam de geração em geração.

Os bordados são todos os trabalhos decorativos executados com uma agulha sobre qualquer tipo de suporte. São igualmente bordados os trabalhos executados com agulha sobre tecidos "desfiados", aos quais se retiraram só fios da teia, ou fios da trama, ou de ambos, servindo os fios restantes de suporte a todo o trabalho de ornamentação. Neste tipo de bordados inserem-se os trabalhos de bainha aberta. Relativamente à renda, esta não necessita de qualquer suporte, uma vez que é a rendilheira que o vai tecendo à medida que faz os motivos e o padrão, com a ajuda da agulha ou dos bilros.

Joaquina Campos, natural de Odemira, no Alentejo, reside em Albufeira há mais de 40 anos. Desde sempre que, nos tempos livres, se dedica a fazer bordados e rendas. Nos últimos anos dedica-se também às artes decorativas fazendo formações nessa área e aplicando os seus conhecimentos em peças que cria.

Contacto: 289 571 908 / joaquina.campos@clix.pt
Loja: C.C. Ferreiras, Loja 108, Ferreiras

Filomena Ramos, natural de Paderne, começou abordar e a fazer renda desde muito nova. Ao longo do tempo foi aprendendo outro tipo de bordados, como por exemplo, arraiolos e bainhas abertas. Estando reformada tem-se dedicado totalmente a este tipo de atividade. Executa ponto cruz, bordados à mão e à máquina, croché, malha à mão, patchwork e arraiolos. Atualmente tem uma loja em Paderne onde tem expostos os seus trabalhos e também aceita trabalhos por encomenda.

Contactos: 933 839 258 / ponto_cruz_a@hotmail.com
aagulhadajoaninha.blogspot.com / Facebook: Filomena Pedro- Albufeira
Loja: Rua 5 de Outubro, Nº 46, Paderne

 



As Artes Decorativas

Como artes decorativas podem-se considerar os trabalhos ornamentais e funcionais, feitos manualmente, em peças exclusivas ou limitadas, sendo que cada obra de arte é, de alguma forma, um exemplar único. O design e decoração deste tipo de trabalhos, que privilegia materiais como a cerâmica, madeira, vidro, metal, têxtil, destaca-se não só pela sua beleza estética, como pela sua utilidade final.

Anabela Campos Vieira, natural de Paderne, é licenciada em Design Industrial, pelo IADE e especializou-se em Design de Iluminação. Frequentou o curso de Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes e o curso de joalharia contemporânea na Escola de Joalharia Contacto Directo, ambos em Lisboa, onde produz peças de Joalharia de Autor em prata. Já expôs em feiras nacionais e internacionais. Em 2005, criou uma coleção de malas ergonómicas, chamada TomaPegaLeva, em feltro industrial. Em 2008 concorreu ao concurso de Design de Cortiça "Can you design a better idea for Cork?", onde ganhou uma menção honrosa com a peça MemCork. Em 2009, foi selecionada pela POP´s - Projetos Originais Portugueses, expondo em Serralves, no Porto, os seus anéis de prata e a sua coleção de malas.

Em Agosto de 2010, foi uma das Designers convidadas pela TALENTS, concurso internacional de Jovens Talentos - onde expos a coleção de malas ergonómicas na Feira Internacional Tendence, Messe Frankfurt, Alemanha. Criou, em 2010, a empresa Portugal Passion Lda, com o objetivo de explorar as várias vertentes do Design. Tem a sua própria marca de produtos, com o seu nome, a qual engloba peças de criação artesanal que vão deste a Joalharia Contemporânea, peças de Autor e Malas Ergonómicas. Comercializa as suas peças no espaço Água na Boca - Concept Design Store, nas Galerias do Hotel Tivoli na Marina de Vilamoura e em vários outros pontos de país e em lojas espalhadas pela Europa.

Contactos: 916 082 955 / tomapegaleva@gmail.com
www.tomapegaleva.blogspot.com / www.agua-na-boca.com


Elsa Libereiro, natural de Albufeira sempre se interessou pelas artes, mas exerceu a profissão de desenhadora projetista até 2009. Paralelamente fez formações e workshops na área das Artes Decorativas. Desde 2009 que se dedica a dinamizar a sua loja e a dar formações nas diversas técnicas que domina tendo como objetivo divulgar as artes decorativas e o artesanato de Albufeira.

Contacto: 925 132 916 /elsa.libereiro@gmail.com
Loja: Loja da Tralha - Rua Mouzinho de Albuquerque, Condomínio São Francisco, Loja E, em Albufeira.

 
  Agenda
 < Março, 2017  >
S T Q Q S S D
272812345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Descarrega o Adobe Flash player