hit counter

Home > Albufeira

 
 
  Álbum Fotográfico
 

FERREIRAS
Situada a 5 quilómetros a norte de Albufeira, Ferreiras é actualmente uma freguesia em franca expansão. A localidade foi palco da ocupação romana, existindo aí vestígios que remontam ao séc. II a. C. Inicialmente conhecida  por “Lagoas”, devido à existência de lagoas que se formavam na época das chuvas, o actual topónimo está ligado à existência de uma família cujo apelido era Ferreira, e que se instalou nesta região, em meados do séc. XIX.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

GUIA
Fundada na época dos romanos, os Árabes deram-lhe o nome de Alfontes que significa “para lá da fonte”. As origens desta povoação são difíceis de determinar, mas a tradição oral perpetua o local onde se situa a Ermida da Nª Senhora da Guia, como o lugar onde a virgem apareceu numa das suas invocações.
Actualmente a Guia é uma referência gastronómica nacional pela existência do típico "Frango à Guia".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

OLHOS D'ÁGUA
Esta pequena povoação piscatória, a 6 quilómetros de albufeira, fica na história pela sua importância enquanto ponto de vigia na defesa da praça de Albufeira, desde o século XVII.
O seu topónimo tem origem nas fontes de água doce que brotam do mar, originando um fenómeno natural de rara beleza, a que se dá o nome de Olheiros. A partir da década de 70, com o incremento da actividade turística no concelho, esta localidade sofreu grandes alterações a nível económico, constituindo hoje uma das principais zonas turísticas do concelho de Albufeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

PADERNE
Paderne é uma aldeia histórica, rica também em beleza paisagística, de onde se destaca a sua fonte e as ribeiras de Algibre e Quarteira.
Vestígios encontrados na povoação indicam que a sua história remonta aos tempos pré-históricos, sendo que, ao longo dos séculos, diversos povos como os fenícios, os romanos, os visigodos e os árabes, deixaram aqui marcas da sua presença.
Por volta de 1500, a sede da freguesia, até ai localizada junto ao castelo, foi transferida para a zona da actual aldeia. Por volta dessa época a antiga povoação começou a entrar em decadência, tendo praticamente desaparecido com o terramoto de 1755 que destruiu o castelo e as construções adjacentes.

 

 

 

 

 
  Agenda
 < Janeiro, 2018  >
S T Q Q S S D
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930311234
Descarrega o Adobe Flash player