hit counter

Home > O que fazer > Monumentos > Albufeira

 
 
  Álbum Fotográfico
 

Porta de Sant'Ana

PORTA DE SANT'ANA


Era aqui que se encontrava uma das antigas portas do castelo, que dava acesso à antiga capela com, o mesmo nome, destruída pelo terramoto de 1755. Seria aqui também que, presumivelmente na época medieval, se situariam os Paços do concelho, também eles parcialmente destruídos, sendo hoje possível apenas observar o brasão dos Azevedos, antigos Alcaides – mor do castelo de Albufeira.


S. VICENTE DE ALBUFEIRA

No Largo Jacinto d’Ayet, encontramos uma estátua em honra do Frei Vicente de Sto. António, ou São Vicente de Albufeira.
Nascido em Albufeira em 1590, destacou-se pela sua inteligência, tendo prosseguido os seus estudos na capital. Aquando da morte dos pais, São Vicente opta pela vida religiosa, partindo para o México onde ingressou na ordem se São Agostinho.
Posteriormente viajou para o Japão, para pregar a fé cristã,onde foi preso dois anos e torturado. Como nunca renegou a sua fé, acabou por ser condenado à morte na fogueira. Foi executado a 3 de Setembro de 1632 enquanto erguia um crucifixo e gritava “Viva a fé de Jesus Cristo!”



Museu de Arqueologia de AlbufeiraMUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA

No Centro Antigo de Albufeira, no edifício da antiga Câmara Municipal, encontra-se instalado este museu, cuja colecção inclui peças ligadas à história da localidade, desde a época pré-histórica até ao séc. XVII, dando-nos a conhecer vestígios das várias civilizações que por aqui passaram ao longo dos séculos.
A exposição está subdividida em 4 grandes núcleos: pré-história, período romano, período islâmico e Idade Moderna.


MONUMENTO A SAMORA BARROS:


No Largo Engº Duarte Pacheco, encontramos, desde 1987, o monumento em memória do ilustre albufeirense Samora Barros.
José Ricardo Júdice Samora Barros, nasceu a 3 de Abril de 1887 em Albufeira, tendo estudado pintura na Escola de Belas Artes de Lisboa, onde recebeu vários prémios.
Defensor dos ideais liberais, destacou-se, não só como artísta, mas também como defensor da sua terra e participante activo da vida social e politica da cidade.


GALERIA DE ARTE PINTOR SAMORA BARROS:

O Edifício situado no Largo Engº Duarte Pacheco, onde hoje se situa a Galeria de Arte Pintor Samora Barros, data de 1926 e funcionava originalmente como central eléctrica. Em 1988 foi reabilitado e transformado em Galeria de Arte. Este edifício é formado por 2 andares e os vãos exteriores em forma de arco possibilitam a iluminação natural do seu interior. Da sua fachada podem destacar-se os azulejos e os elementos decorativos da autoria do pintor que lhe dá nome.

< anterior 1  2  3
seguinte >
 
  Agenda
 < Março, 2017  >
S T Q Q S S D
272812345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Descarrega o Adobe Flash player