hit counter

Home > O que comer > Vinhos e Licores

 
 
  Álbum Fotográfico
 

Foral de Albufeira

A tradição vinícola no Algarve está intimamente ligada à presença árabe por estas paragens, uma vez que este povo, não só plantava vinha, como exportava o vinho dela resultante.

Aproveitando o legado muçulmano, os cristãos incrementaram a produção e comercialização deste produto e, a partir de meados do séc. XIX, os vinhos algarvios começaram a ganhar reconhecimento nacional e internacional.

Com uma região vinícola demarcada, de clima mediterrâneo, a região produz vinhos de qualidade com sabor frutado, textura aveludada, baixa acidez e alta graduação.

Na Freguesia da Guia, na chamada Quinta do Miradouro encontramos a Adega do Cantor, propriedade de Sir Cliff Richard e sócios, na qual se produz vinho de alta qualidade. Existem duas gamas principais, nomeadamente a gama “Vida Nova” (vinho de lote) e a gama “Onda Nova” (vinhos elaborados a partir de uma só casta).

Na Adega do Cantor, sonho antigo do seu proprietário que, há mais de 40 anos se apaixonoupor Albufeira, podem fazer-se visitas guiadas à vinha, adega, degustação e compra dos vinhos produzidos. Para mais informação visite o site: www.winesvidanova.com.

Ainda em Albufeira, destacamos o “Foral de Albufeira”, fruto de uma harmoniosa fusão entre as castas Aragonez, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon y Syranh que resulta num vinho de cor granada e aroma frutado. Vinho adequado para acompanhar pratos de peixe e carnes vermelhas, deve-se beber entre os 16 e os 18 graus de temperatura.

Além deste vinho normal que é uma excelente escolha, também existe o Foral de Albufeira Reserva 2005, que obteve o prémio sobre todos os vinhos do Algarve, na Prova Cega de Vinhos 2008, ocorrida na Fatacil em Lagoa, da qual recebeu a honrosa Medalha de Ouro. Para mais informação visite o site: www.catuna-silva.pt.

RosmanoMas se estes vinhos são o acompanhamento por excelência para as deliciosas iguarias da região, os licores e aguardentes regionais são, certamente, o seu melhor remate!

Não deixe de provar a famosa aguardente de medronho, os saborosos licores de fruta ou os vinhos licorosos.

Frutos como o medronho, o figo e alfarroba são a base para a preparação de diversas aguardentes de sabor e aroma únicos. Dos diversos licores feitos à base de frutos típicos ou ervas aromáticas, podemos destacar os afamados e deliciosos Amêndoa Amarga, Brandymel e o Hidromel.

Este último é produzido num processo muito semelhante ao do vinho, com a diferença da matéria-prima ser mel e não uvas. O rosmano, é um hidromel aperitivo que nos transporta para sabores e aromas míticos, deve-se beber bem fresco e sem gelo.

Já o chamado “moscatel da região”, é um vinho licoroso que na sua versão seca funciona como excelente aperitivo e na versão doce como um saboroso digestivo.

Facilmente adquiridos em garrafeiras, lojas de artigos regionais ou até em supermercados, estes são parte integrante do património cultural do concelho e da região.

 
  Agenda
 < Março, 2017  >
S T Q Q S S D
272812345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Descarrega o Adobe Flash player