hit counter

Home > O que fazer > Praias

 
 
  Álbum Fotográfico
 

AS PRAIAS DE ALBUFEIRA


Com cerca de 30 quilómetros de costa, o concelho de Albufeira foi presenteado com algumas das mais belas praias do Mundo. Trata-se de um magnífico Património Natural que tem sido defendido e preservado de forma equilibrada.
Albufeira é um dos concelhos do País com o maior número de Bandeiras Azuis, galardão que atesta a qualidade das praias em itens como a limpeza, as acessibilidades ou as águas. A beleza e diversidade da costa fazem de Albufeira um lugar único.

Na zona a Leste do concelho, entre a Ribeira de Quarteira e a bonita povoação piscatória de Olhos de Água, observa-se o desenvolvimento de uma magnífica falésia argilosa e de areias, cuja beleza se acentua no Barranco das Belharucas, tão procurada pelas aves que ali nidificam e que estão na origem do seu nome. Trata-se de uma zona de arribas altas, de tons vermelhos, castanhos e brancos, povoada no topo por um bosque de pinheiros, o que transforma a zona num local privilegiado para longas e relaxantes caminhadas.

Entre Olhos de Água e Santa Eulália, encontrará pequenas praias com recantos rochosos, pequenos algares e uma arriba de baixa altura, debruçada sobre o mar. Em Olhos de Água, os “olheiros” fazem as delícias dos visitantes. Os “olheiros” são nascentes de água doce que brotam do areal durante a maré baixa. Um fenómeno único, referenciado desde tempos antigos pelos árabes.

A partir da Praia da Oura até à Praia do Peneco, encontramos as praias mais frequentadas e mais próximas das zonas urbanas. Nesta faixa é também possível desfrutar de uma paisagem verdadeiramente interessante do ponto de vista morfológico, onde diversas formações rochosas se apresentam com formas majestosas e peculiares ao longo de uma plataforma rochosa, habilmente esculpida pelo mar. Certamente em tempos recuados, o nível do mar estaria bem mais acima, e este local corresponderia a uma zona batida pelas ondas, acabando por criar através da erosão, amplos passeios sobranceiros à linha de costa.

A Praia dos Pescadores, cartão de visita de Albufeira, é local de paragem obrigatória, sendo palco de diversos acontecimentos desportivos e culturais no Verão. Um dos eventos mais mediáticos aqui realizado é o Torneio de Futevólei, modalidade que teve a sua origem nestes areais. No entanto, ao longo do Verão, o Município de Albufeira organiza diversas acções um pouco por todas as praias do Concelho. O Verão Desportivo junta actividades de Voleibol de Praia, Futevólei, Fitness e muito mais. Todos podem participar nestas actividades de desporto e lazer, que proporcionam sempre momentos de grande animação.

Destaque ainda para o espectáculo de fim de ano, outro dos eventos realizados neste areal e que atrai todos os anos milhares de visitantes, sendo já uma referencia a nível nacional.

< anterior
1  2  3  4  5  6  7  8  9 seguinte >
 
Descarrega o Adobe Flash player