hit counter

Home > O que fazer > Desporto, Saúde e Natureza > Natureza e Pedestrianismo

 
 
  Álbum Fotográfico
 



Para quem gosta de ambientes naturais, nada melhor que uma boa caminhada e a possibilidade de ser surpreendido com a peculiaridade de alguns lugares de extrema beleza. Para além das excelentes condições climatéricas, especialmente no final do Inverno e durante toda a Primavera, Albufeira oferece-lhe diversos cenários para passear: praia, falésia, pinhal e um ambiente semi-serrano.

Nos meses de Janeiro e Fevereiro, as amendoeiras em flor apelam aos passeios nas freguesias de Paderne, Guia e Olhos d’Água, onde pode apreciar a beleza deste acontecimento.

Durante a preia-mar, o mar convida-o também a excelentes caminhadas pela praia. Na Praia da Falésia pode caminhar tanto no areal, como no topo da falésia tendo sempre o mar como pano de fundo.

Da Ponta da Baleeira até à Praia dos Salgados encontra também um local propício a interessantes passeios. Aqui predominam interessantes formações rochosas.

Nos Salgados, a existência de uma lagoa com o mesmo nome, fará as delícias de quem gosta de observar aves. A Lagoa dos Salgados constitui um ecossistema único no concelho e é frequentada por diversas espécies de aves, algumas raras e que aí nidificam.

Na Primavera, as várzeas da ribeira de Paderne convidam a descobrir os seus vales e veredas e usufruir de três trilhos pedestres aí existentes.

Os percursos estão sinalizados com as normas da Federação Portuguesa de Campismo, sendo possível realizá-los todo o ano. Para isso basta reunir o seu grupo de amigos e escolher o percurso (ponto de partida: junto ao estádio João Campos - Paderne).

Poderá obter os folhetos e mapas dos percursos nos postos de informação turística da cidade:


PERCURSO DO CASTELO

O percurso integra espaços rurais humanizados, zonas de mato, zonas agrícolas e elementos do património cultural construído.


PERCURSO DO CERRO DE S. VICENTE
O percurso passa por uma zona de paisagem com características do barrocal algarvio, bem como pela várzea da Ribeira de Algibre, onde as explorações agrícolas se evidenciam na paisagem.


PERCURSO DO CERRO GRANDE
Durante o percurso podemos desfrutar de três tipos de paisagens: uma mais urbana, constituída por pequenos aglomerados de 10 a 15 casas - as aldeias, outra um pouco mais serrana e ainda uma outra com uma paisagem mais agrícola que atravessa a várzea da ribeira de Algibre.

Na zona das Açoteias existem também inúmeros trilhos e caminhos que convidam a uma caminhada ou a um passeio de bicicleta. Todas as manhãs, são muitos os que elegem esta zona como circuito de manutenção. Vistas deslumbrantes e condições excelentes para a prática desportiva que incluem também a Pista de Corta-Mato das Açoteias onde se realiza o mítico Cross das Amendoeiras em Flor.

 
  Agenda
 < Março, 2017  >
S T Q Q S S D
272812345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Descarrega o Adobe Flash player