hit counter

Home > O que fazer > Compras e Lazer > Compras

 
 
  Álbum Fotográfico
 

 

Quer procure uma original e característica peça de artesanato, ou uma boutique das mais sofisticadas, Albufeira tem um pouco de tudo para lhe oferecer, tanto em lojas modernas e bem equipadas, como nos típicos mercados de rua e feiras francas.

 

A baixa da cidade é dominada pelo moderno Largo Engº Duarte Pacheco, que desafia os edifícios do princípio do século passado, de arquitectura simples e linear, encimados a poente pela Igreja Matriz, que exibe as suas formas arquitectónicas de estilo neoclássico.

 

Trata-se de um espaço amplo, que de Verão se torna num palco para diversos animadores de rua que aí fazem as suas actuações sob o olhar atendo dos inúmeros turistas. 

Local de visita obrigatória, neste Largo a animação é constante. As diversas esplanadas e os eventos de cariz cultural organizados pela Autarquia em muito contribuem para tal. É também aqui que se localiza a Galeria de Arte Pintor Samora Barros, local onde é possível apreciar diversas exposições de arte.

 

Deste largo partem diversas ruas diariamente animadas pela azáfama dos residentes e visitantes que aí procuram a boa gastronomia, o lazer, os souvenirs e a muita diversão dos inúmeros bares existentes.

 

Tanto no Largo Engº Duarte Pacheco, como nas ruas contíguas - a Rua Cândido dos Reis, a Rua São Gonçalo de Lagos e a Av. 25 de Abril - como no Cais Herculano e na Praça dos Pescadores, encontrará diversas lojas onde poderá realizar as suas compras. O ideal é juntar o útil ao agradável e parar numa das solarengas e amplas esplanadas que aí encontrará, para uma bebida, almoço ou jantar.

Na Baixa de Albufeira destaca-se ainda a Rua 5 de Outubro e a Av. da Liberdade, onde predominam as lojas com artigos sofisticados, ourivesarias e relojoarias.

A Av. Sá Carneiro, na zona do Montechoro, nas Areias de São João, é outro local privilegiado para ir às compras. Aqui encontra desde a loja com produtos regionais até às boutiques e sapatarias.

Além das referidas áreas, encontrará um pouco por todo o concelho várias lojas e centros comercias que lhe permitirão passar alguns momentos de descontracção e encontrar produtos das principais marcas.

 

FEIRAS E MERCADOS

Em cada freguesia do concelho, pode encontrar os tradicionais mercados municipais, onde se vendem todos os bens de primeira necessidade, desde frutas, vegetais e legumes, peixe e carne, mas também produtos da doçaria regional e artesanato. Os mercados locais são zonas de visita obrigatória para quem quer conhecer um pouco melhor os hábitos e tradições locais.

Os mercados de rua que marcam presença em Albufeira, Guia, Paderne e Ferreiras, constituem também uma importante atração turística. Estes mercados caracterizam-se por um colorido de produtos expostos em bancas e tendas, sendo, na maior parte das vezes, possível regatear o preço com os feirantes. Aqui poderá encontrar diversos tipos de produtos, nomeadamente, os têxteis, o calçado e as utilidades.
O mercado dos Caliços, em Albufeira, realiza-se na 1ª e 3ª terça-feira de cada mês, o mercado da Guia, realiza-se na 3ª sexta-feira do mês, o mercado de Paderne realiza-se no 1º sábado de cada mês e o mercado de Levante, nas Ferreiras, realiza-se na 2.ª e 4.ª terça-feira de cada mês.

As Feiras das Velharias são outro acontecimento que reúne diversos vendedores de rua e onde se encontram produtos muito interessantes e por vezes verdadeiras relíquias. A feira das velharias de Albufeira, junto ao Mercado Municipal dos Caliços, realiza-se no 2.º e 3.º sábado de cada mês. A outra feira das velharias de Albufeira, junto ao Mercado Municipal de Areias de S. João, realiza-se no 4.º sábado de cada mês. A feira das velharias dos Olhos d’Água realiza-se no 1.º domingo de cada mês.

O Mercadinho de Artesanato, junto ao Mercado Municipal dos Caliços, realiza-se no 1.º sábado de cada mês.

Anualmente realizam-se no concelho três feiras. A 25 de julho, tem lugar em Paderne, a Feira Franca de Santiago, a 7, 8 e 9 de outubro acontece a Feira da Guia e a 29 de novembro a Feira Franca de Albufeira. Estas são as feiras mais importantes e de maior dimensão que se realizam no concelho.

Tanto os mercados de rua como as feiras francas são locais de visita obrigatória.

 

 
  Agenda
 < Março, 2017  >
S T Q Q S S D
272812345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Descarrega o Adobe Flash player